5 DICAS DE COMO ENTENDER OS ALUNOS

 

Ser professor consiste em possuir sobre si uma enorme responsabilidade como ser humano. Os alunos dependem de seus mestres para, além de se tornarem bons profissionais, formarem seus valores ideológicos, éticos e morais. Para conquistar isso, é necessário saber como entender os alunos.

A forma escolhida para educar pode fazer toda a diferença na hora da aula e cada grupo de alunos pode exigir uma maneira diferente de lecionar, gerando estresse e confusão por parte do docente.

A chave para conseguir driblar o fato de possuir diferentes personalidades em cada local que ensina é ter criatividade e vontade de fazer a diferença. Entender como suas turmas absorvem o conteúdo é mais que um diferencial, mas um decreto de paz para muitas brigas entre professores e alunos.

Dicas de como entender os alunos

Estudos recentes realizados por psicopedagogos de todo o mundo definiram certos padrões de ensino que facilitam a forma de fixar a matéria. Encontrar formas de relacionar como entender os alunos com esses padrões podem fazê-los se interessar em aprender cada vez mais sobre o assunto:

1-) Alunos absorvem melhor o conteúdo a partir do uso de palavras-chave: selecionando um tema central, conectá-lo à palavras-chave simples e criativas trarão espaço para associações com itens do cotidiano e com outras partes da matéria, fixando o conteúdo mais facilmente.

2-) Crianças e adolescentes dificilmente se sentirão estimulados por um docente que use de termos muito difíceis e formais. Converse com seus alunos e tente explicar a matéria de forma que eles entendam e se sintam representados. Você pode usar exemplos do cotidiano e aplica-los na matéria, por exemplo.

3-) Não tenha vergonha de criar associações inovadoras: discentes que se divertem em sala de aula possuem uma chance enorme de aprender mais. Tente se lembrar de algum professor que inventou uma música para ajudar na fixação de seu conteúdo. Se você conseguir, é porque o método funciona.

4-) Curiosidade desperta curiosidade: um dos pontos de como entender os alunos é saber que eles gostam e precisam de afirmação. Chegar à conclusão de uma pergunta feita por si mesmo não só é estimulante, mas base para novos questionamentos.

Tente não responder diretamente a todo e qualquer pergunta feita em sala de aula. Aproveite a oportunidade para instigar novas perguntas. Isso pode ser feito dando pistas sobre a matéria e sobre como obter a resposta.

5-) Conversar é parte do pacote de ser aluno: não é muito plausível colocar dezenas de alunos para conviver diariamente em uma sala de aula e esperar que eles não conversem ou criem apego uns nos outros.

Imponha limites, mas deixe claro que entende que as vezes os alunos precisam espairecer e, se possível, ofereça poucos minutos da aula para um momento de descontração e relaxamento.

Ensinar sem que ninguém perceba que está aprendendo

Parece um pouco estranho, mas uma aula satisfatória de ser assistida é capaz de fazer com os alunos aprendam e assentem o conteúdo ensinado sem que precisem se esforçar demasiadamente para isso. Por trás de uma educação eficiente sempre está um educador capaz de como entender os alunos.

Existe uma enorme tendência de um professor possuir alunos que estão indo à escola por “obrigação”. Se esses alunos conseguirem compreender que esse processo não precisa ser monótono e entediante, certamente as aulas passarão a surtir um novo efeito.

Outra forma interessante de conquistar a atenção de seus alunos é apostar na integração do ambiente. Alunos que se sentem excluídos ou depreciados podem se encontrar facilmente se obtiverem ajuda e encorajamento. A atividade se torna menos pesarosa na companhia de amigos!

 

Resultados que incentivam

É claro que existem alunos que não poderão ser aprovados ou receberem boas notas. Mas entender que seus alunos encararão um alto índice de reprovação como falha sua – e não deles – é de extrema importância.

Professores marcantes não são os mais bravos e exigentes, mas sim os que conseguem se fazer presentes na vida de seus discentes até mesmo depois que deixam de ser seus professores, sendo levados na vida adulta e até mesmo na hora de escolher uma profissão.

Ser professor não é fácil. Didática, amor ao que faz, respeito, descontração, proximidade com os discentes e informalidade e constantes aprendizados sobre como entender os alunos é fundamental para se tornar um professor memorável.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....