6 DICAS QUE UMA PESSOA ESTÁ COM DEPRESSÃO

Atualmente, a depressão vem sendo considerada como a doença que mais atinge as pessoas em diversas partes do mundo, sendo causada por uma série de transtornos psicológicos vindos de diversas origens. Entretanto, de uma forma geral, os sintomas podem se confundir bastante com uma tristeza, sendo importante se ter um conhecimento de dicas de que uma pessoa está com depressão.

Embora a sociedade atual já demonstre um maior conhecimento sobre a depressão, o que ainda se pode ser notado é que muitas vezes existe um entendimento errado desta doença e dos seus sintomas, pois muitas vezes é passada despercebida na visão de outros que estão ao redor.

Além disso, por ser tratada com uma doença que muitas vezes é identificada por sinais, estes nem sempre são identificados por familiares ou pessoas próximas. Assim, devido às diversas percepções erradas sobre os diferentes modos que a doença se manifesta, e o tipo de tratamento que deve ser realizado, muitas pessoas que sofrem desse mal, acabam não recebendo o diagnóstico correto.

 

Conheça as 6 dicas de que uma pessoa está com depressão

A depressão é conhecida como um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história, ocasionando sintomas como presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima, que normalmente surgem com muita frequência, podendo ocorrer tudo ao mesmo tempo. Assim, é imprescindível conhecer algumas dicas de que uma pessoa está com depressão, para que a partir disso seja realizado um acompanhamento médico para o diagnóstico e para o tratamento correto.

1 – Mudança na alimentação

A mudança nos hábitos alimentares é um dos sintomas que mais tendem a aparecer, podendo envolver o excesso de fome ou a falta desse. Normalmente, a pessoa que possui depressão pode perder totalmente o interesse na comida, ou começar a comer descontroladamente. Entretanto, de uma forma ou de outra é possível detectar que o comportamento da pessoa não está normal, sendo assim muito visível.

2 – Insônia ou excesso de sono

A falta de sono ou o excesso de sono são pontos que estão relacionados com a depressão. Normalmente, em alguns casos, a depressão se manifesta com insônia, enquanto em outros acontece exatamente o contrário. Assim, de uma forma ou de outra, a rotina de sono acaba sendo afetada e interrompida, onde a pessoa acaba nunca se sentindo descansada o suficiente.

3 – Sentimentos de desamparo

Geralmente, quando uma pessoa está com depressão, ela nunca perde o sentimento de que tudo de errado está acontecendo na sua vida, culpando a si própria por todos os problemas. Com isso, ela se acha incapaz de ver qualquer lado positivo, e consequentemente começa a focar em erros do passado, podendo ficar horas, dias e semanas remoendo um sentimento de culpa infinito, se sentindo muitas vezes desamparadas.

4 – Choro

Pessoas com depressão possuem choro frequente e aparentemente sem nenhuma causa que o justifique. Entretanto, é importante ressaltar que nem toda pessoa deprimida chora, pois na maioria dos casos o choro não ocorre. Assim, a quantidade de choro não está diretamente relacionada à gravidade da depressão.

5 – Falta de energia

Normalmente, quando uma pessoa está com depressão e não mostra agitação, ela tende a se tornar mais quieta e se queixar constantemente de cansaço e falta de energia para tudo, o que ocasiona sérios problemas de improdutividade que atinge desde o trabalho até as atividades mais rotineiras.

Além disso, este sintoma pode ser tão forte a ponto de a pessoa não conseguir mais nem sair da cama, sendo este um dos sintomas de depressão mais reveladores da doença, pois a pessoa não possui mais vontade de fazer coisas que antes fazia com gosto.

Em muitos casos elas perdem a vontade de passear, de se exercitar, de estar com os amigos, entre muitos outros. Assim, a pessoa depressiva vai lentamente se isolando do mundo, recusando convites e qualquer outro motivo para sair de casa.

Portanto, é possível perceber com as dicas de que uma pessoa está com depressão, os diferentes efeitos físicos do estresse crônico, somado à falta de cuidados com elas mesmas, ocasionando em uma série de problemas de saúde. Além disso, alguns destes sinais físicos podem ser pistas para problemas de saúde que não estão relacionados à depressão.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....