8 FILÓSOFOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA

A filosofia estuda, questiona a problematiza, basicamente, tudo que conhecemos como “verdade”. Isso inclui a existência, os valores humanos e a racionalidade. Para reunir a quantidade de informações que temos hoje, foram necessários os extensos conhecimentos de filósofos que marcaram a história.

Um longo caminho foi percorrido para, atualmente, conseguirmos resumir em poucas aulas toda a extensa gama de informações colhidas e repassadas ao longo do tempo.

Os filósofos são abordados desde o período clássico até o período contemporâneo, passando por nomes importantes e por momentos históricos que influenciaram o pensamento das sociedades da época, resultando no que conhecemos hoje.

Principais filósofos que marcaram a história no Período Clássico

O período clássico da filosofia se inicia com a figura de Sócrates centrada, logo em seguida abordando Platão e, finalmente, Aristóteles. Este período é conhecido especialmente pelos desenvolvimentos da ética e da política, até então ausentes.

– Sócrates (469-399 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos de toda a história da filosofia, contribuindo para a transformação da filosofia da época e também para a epistemologia, que buscava mensurar o conhecimento humano. Era visto como um crítico da democracia e apontava a virtude como base da ação humana.

– Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Fundamentou seus pensamentos a partir de reformulações tradicionais gregas e reflexões sobre o pensamento humano, especialmente nos campos da política, da lógica, da retórica, da psicologia e da ética.

– Platão (427 a.C. – 347 a.C.) abordava temas que faziam parte de todas as áreas da vida, como justiça, medicina, prazer, sexualidade, sabedoria, entre outros. Pautou a teoria das ideias, defendendo a condição de uma existência metafísica e contribuindo para a racionalidade da fé cristã.

Principais filósofos que marcaram a história no Período Medieval

O período medieval se instaurou durante a Idade Média, momento onde a religião era a pauta mais importante. Foi desenvolvida na Europa e foi um período de grande expansão e consolidação do Cristianismo, desenvolvendo filósofos próximos aos ideias da Igreja.

Tentou conciliar a religião e a filosofia, mas não podiam, por mais que se fundamentassem em descobertas e na ciência, questionar o que era conhecido como “a verdade”.

– Tomás de Aquino (1225 – 1274) possuiu grande influência na teologia dentro da filosofia, especialmente na ética, na metafísica e na política. É venerado como santo da Igreja Católica e um grande nome para a filosofia até os dias de hoje.

Principais filósofos que marcaram a história no Período Moderno

O período moderno começou no século XV e permaneceu até o século XVII. Questionava prioritariamente a relação entre a natureza e a humanidade, baseando-se no racionalismo e no empirismo.

– John Locke (1632 – 1704) propunha a queda do absolutismo na Inglaterra, baseado nos ideais de liberdade, fraternidade e o direito à vida, que acreditava ser direito de todos. Apoiava a revolta sobre governos que não faziam o que haviam sido votados para fazer.

Principais filósofos que marcaram a história no Período Contemporâneo

O período contemporâneo foi desenvolvido após a Revolução Francesa, que é, inclusive, seu marco. Tem por características o marxismo, o pragmatismo, o niilismo, o idealismo, o positivismo e o existencialismo, além de se focar na ciência e no materialismo dialético.

– Georg Hegel (1770 – 1831) fascinado pela Revolução Francesa, por Kant e por Rousseau – outros grandes nomes de filósofos que marcaram a história – pautado em seus ideais e no idealismo filosófico característico do século XIX, impactando profundamente o materialismo histórico de Karl Marx.

– Karl Marx (1818 – 1883): transformou radicalmente a política mundial através de seu pensamento, que se pautava na revolução socialista e buscava compartilhar e coletivizar riquezas a fim de encontrar justiça social. Criticou o capitalismo a partir da ditadura do proletariado.

– Herbert Marcuse (1898 – 1979) desenvolveu a chamada “filosofia do devir”, que buscava compreender a realidade e suas mutações, rompendo com a lógica de Aristóteles. Estabelece pela primeira vez os princípios da dialética, baseando-se imensamente em Hegel.

Contribuições atuais

A filosofia está em tudo que vemos, mas não de forma palpável e manipulável, o que leva o humano a acreditar que ela é inútil. A partir dela, podemos possuir instrumentos para deixar de ter um pensamento estreito e induzido, passando a pensar cada vez mais por nós mesmos e nos renovarmos constantemente.

Os mais importantes filósofos que marcaram a história permanecem presentes em nossos pensamentos e aprender mais sobre eles pode ser a chave para formar cidadãos questionadores que não se contentam em apenas caminhar com o fluxo, mas que buscam e querem mais a nível intelectual.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....