9 SINAIS QUE A AUTOESTIMA ESTÁ BAIXA

A autoestima é uma das formas de se enxergar a si mesmo, pois ela normalmente é capaz de refletir nas situações que vivemos e como tomamos nossas decisões, porém muita gente sofre com sintomas de baixa autoestima. Dessa forma, é muito importante conhecer alguns sinais de que uma pessoa está com a autoestima baixa.

Ter autoestima baixa é um problema atual que vem afetando muita gente de forma negativa em praticamente todos os momentos e áreas da vida, repercutindo quase sempre nas relações sociais e até mesmo na saúde física.

Normalmente, a autoestima baixa afetam a alma e o espírito, se instalando muitas vezes sem ser notada, podendo até mesmo ser ocasionada em algo bem mais forte. Assim, esta é considerada como um problema surge com pequenas atitudes como, por exemplo, a não aceitação, podendo tomar proporções maiores.

Conheça mais os 9 sinais de que uma pessoa está com autoestima baixa

baixa autoestima normalmente é revelada como a ausência de maturidade emocional e com a existência de crenças profundas que são auto sabotadoras, não permitindo assim o desenvolvimento em todas as áreas de vida. Dessa forma, é muito importante conhecer alguns sinais de que uma pessoa está com autoestima baixa.

  • Normalmente, as pessoas que não acreditam ser capaz de ter um emprego ou um salário melhor, acham que não são boas o suficiente para ocupar determinada função. Com isso, criam uma desvalorização do que se sente e das suas escolhas diárias.
  • Em relação ao trabalho, as expectativas são definidas e percebidas de forma clara, onde mesmo que haja pressão no local de trabalho, ainda é menor do que em relacionamentos e no mundo social. Portanto, algumas pessoas com baixa autoestima mudam seu foco para o trabalho e investem todas as suas energias nele, deixando-as de lado.
  • É possível perceber ouvir que as pessoas com baixa autoestima tendem a conquistar menos, pois possuem medo de assumir novos desafios e não se acham confiantes o suficiente para utilizarem plenamente os seus talentos. Além disso, algumas dessas pessoas são muito ansiosas em relação a fracasso e rejeição, então tentam o seu melhor ser excelentes e provarem o seu valor.
  • Saber notar os sinais de que uma pessoa sofre de baixa autoestima e é muito importante, sendo possível identifica-los através de algumas características como atitudes autodepreciativas, comportamentos inseguros e ações que denotem insegurança, principalmente nos relacionamentos interpessoais.

Ou seja, a pessoa que sofre de baixa autoestima sempre demonstra sinais disso, principalmente quando se vê em meio a outras pessoas, como em um relacionamento afetivo ou trabalho.

  • Normalmente, uma das principais características de uma pessoa que possuibaixa autoestima é a falta de crença em si mesma, quando estas não se consideram capaz de realizar algo, criando restrições, as quais podem se agravar.

Com isso, a ausência de confiança em si mesma, gera também outros problemas, como a falta de perspectiva para o futuro, e por não se sentir bom o suficiente para fazer algo, a pessoa acaba não realizando planejamento e criando objetivos de vida.

  • Outra característica de baixa autoestima é a necessidade de aceitação, onde estas estão sempre em busca de aprovação, reconhecimento ou procuram excessivamente agradar aos outros.
  • Além disso, alguns sentimentos também ficam mais evidentes quando a autoestima está baixa, como o medo, ansiedade, comodismo, inferioridade, timidez, insegurança, perfeccionismo, entre outros. Por isso, é importante aconselhá-las a realizarem uma auto avaliação, fazendo com que elas notem que esses sentimentos estão ganhando muito espaço no dia a dia.
  • Em relação a relacionamentos com o próximo, também existe alguns sinais que podem ser muito claros como, por exemplo, a dependência, submissão ou manipulação em relação ao outro.
  • Dessa forma, é extremamente importante estar atento a essas características, pois quando são analisadas individualmente, elas podem não significar nada. Mas, se você acredita ter diversos desses sinais, você pode estar com baixa autoestima e isso é algo que merece atenção.

Portanto, é extremamente importante conhecer os sinais de que uma pessoa está com autoestima baixa, pois quando são analisadas individualmente, elas podem não significar nada, mas se surgir algum desses sinais é possível que a pessoa possua uma baixa autoestima e isso é algo que merece atenção.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....