Navegando pela Categoria

PSICOLOGIA

MEDO

O medo é uma emoção que visa proteger o corpo para a preservação da espécie. Funciona como um alerta ao perigo, um alarme, que dispara uma produção endócrina e direciona recursos internos para que o sujeito possa evitar, fugir ou paralisar…

LUTO

O sofrimento no luto pela perda, seja ela real ou imaginária, pode corroer um ser humano e  não existem regras estabelecidas que fechem janelas temporais limitando a vivência deste sentimento. Sabemos que as pessoas podem manifestar…

INVEJA

A palavra sugere um sentimento ruim que aparece quando alguém, diante do outro, se vê inferiorizado por não possuir algo que este outro ostenta: bens materiais, atributos físicos ou psicológicos. Ocorre mais entre amigos, parentes e casais…

O CHORO DO BEBÊ

Sabemos pouco sobre nós mesmos e como nos comportamos em sociedade. A cada dia que passa, descobrimos um pouco mais a respeito desta ciência em evolução chamada: Análise Comportamental. Não é um foco recente da psicologia, alias é…

AUTOESTIMA: COMO RECUPERAR

A autoestima é considerada como uma das variáveis mais importantes para o bem-estar psicológico e para uma boa saúde mental. Assim, é extremamente importante saber melhorar essa condição em uma pessoa, para que assim esta seja ajudada e…

O PRESENTE

Um dia os Deuses estavam reunidos olhando os primatas em nosso planeta. Devo dizer que esta história tem milênios e, pode ser que você já pode ter ouvido ela em algum momento da sua vida, por isso tenha paciência e entenda que não é um…

CANAL SENSORIAL PREFERENCIAL

Ter conhecimento dos sistemas representacionais - canal preferencial -  tem uma enorme importância no ambiente corporativo, pois potencializa a comunicação em um nível de excelência. Caso a sigla PNL lhe cause estranheza tenha bastante…

O QUE É EXISTENCIAL HUMANISMO?

A racionalidade humana sempre esteve em pauta na filosofia. Compreender as diretrizes da mente gerou grandes e profundas questões sobre a existência. Nesse ponto, entender o que é o existencial humanismo agrega muito à discussão, abordando…

O QUE É A TEORIA DO EXISTENCIALISMO

Em meados de 1940, o termo “teoria do existencialismo” foi criado por Gabriel Marcel, uma vez que Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus tornaram a corrente filosófica de Søren Kierkegaard acessível. A corrente, como o nome já…