ESPAÇO INTERNO: COMO CONSEGUIR?

A correria do dia a dia, alinhada as cobranças que a sociedade impõe, desencadeia, para grande parte das pessoas, um ciclo vicioso no qual o equilíbrio emocional é deixado de lado em prol da rotina atarefada. Várias vezes, ganhar espaço interno vai parecer uma coisa impossível, mas não é.

Tudo é uma que questão de saber separar o que realmente é importante para você guardar em seu interior, e o que é descartável. É normal coisas pequenas do dia a dia, ocuparem nossa mente não dando lugar para questões realmente relevantes.

Por que, por exemplo, um motorista que deixou de dar a seta no trânsito deixa muita gente em um estado de irritabilidade incontrolável? Ou, por que se esquecer de comprar algo no mercado pode parecer o fim dos tempos? Tudo isso mostra que o seu equilíbrio emocional está com problemas.

Ganhar espaço interno exige que o indivíduo esteja disposto a parar e refletir o que realmente ele precisa encarar como indispensável na sua vida. É preciso realizar um profundo exercício de autoconhecimento para liberar lugar no seu ser.

Evite a negatividade no seu espaço interno

A negatividade gerada por pessoas ao seu redor, bem como por você mesmo, é um dos grandes fatores que sobrecarregam o seu emocional. Ignorar essa energia é o primeiro passo para ganhar espaço interno.

A tarefa não é nada simples, principalmente porque estamos acostumados a guardar para nós mesmos as coisas que nos afetam. Uma dica para evitar a negatividade é praticar atitudes positivas no seu cotidiano.

Coisas boas geram coisas boas, por isso procure levar energias positivas para outras pessoas. Faça uma surpresa para algum amigo ou familiar, ajude alguém a levar as compras, dê bom dia para o porteiro e pergunte como ele está. Essas atitudes te ajudarão a tirar a negatividade do seu espaço interior.

Além disso, tire do seu vocabulário palavras que não irão te fazer evoluir. Frases como “Eu nunca vou conseguir fazer isso”, “Isso é impossível”, “Essa é a pior coisa que poderia acontecer” devem ser riscadas do dia a dia.

A negatividade sempre irá existir, não é algo que possa ser exterminado, contudo, nada te impede de ignorá-la. Não deixe que pessoas e atitudes ruins tomem conta do seu ser, pratique diariamente a positividade. Lembre-se que tudo aquilo que você faz retorna para você de alguma maneira.

Separe o que é realmente importante

Outro fator que impede, muitas vezes, as pessoas de ganhar espaço interno é deixar que coisas insignificantes tomem lugar daquelas que realmente importam.

Por que a fofoca do trabalho é mais importante do que saber como foi o dia do seu filho, por exemplo. Ou, por que o time X ter ganhado do time Y faz mais diferença no seu dia, do que saber que um amigo próximo conseguiu algo que queria muito.

Esses detalhes do cotidiano ocupam muito espaço interno, não deixando lugar para que você aproveite o que realmente é importante. Um exercício prático é separar tudo aquilo que ocupa a sua mente em caixas.

Coloque tudo aquilo que é realmente essencial em uma grande caixa e a deixe sempre aberta. As coisas que são importantes, mas que não são indispensáveis, você coloca em uma caixa média e fechada. E o que for  irrelevante coloque em uma caixa bem pequena, e em seguida tranque-a.

Dessa maneira, o que é essencial poderá se mover seu espaço interior livremente, o que é importante, mas, dispensável, ficará em um lugar específico, e o que é irrelevante ocupará o mínimo de espaço e estará preso para não te atrapalhar.

Pratique o autoconhecimento

Para ganhar espaço interno é preciso praticar o autoconhecimento. A tarefa não é difícil, mas é preciso foco e força de vontade para aprender mais sobre si mesmo. Algumas dicas simples podem te ajudar nesse exercício.

  • Busque suas qualidades e defeitos: Em qualquer momento do dia pare e reflita sobre suas qualidades e defeitos. Busque, então, melhorar aquilo que você identificou como ruim, e pratique os seus pontos fortes.
  • Se aceite: Mesmo que existam coisas que você não goste em si mesmo as aceite. Não se trata de não buscar evoluir como ser humano, mas, sim, entender que você é feito de características boas e ruins.
  • Dedique um tempo para si mesmo: Pode parecer impossível com a correria do dia a dia, mas é essencial reservar ao menos uma ou duas horas por dia para você mesmo. Vá algum lugar que te agrade, sente e medite ou simplesmente faça algo que você goste.

Ganhar espaço interno é uma tarefa que exige muito do próprio indivíduo. O autoconhecimento é essencial para que você saiba alcançar o equilíbrio emocional.

 

 

VEJA CURSOS NESSA ÁREA CLICANDO AQUI

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....