COMO CRIAR O HÁBITO DE LER

Como criar o hábito de ler

Ler é um dos hábitos mais importantes que existem e tem diversos benefícios, como: ampliar o vocabulário, ativar a criatividade e a imaginação, facilitar a compreensão de fatos, conhecer perspectivas e teorias diferentes, manter-se informado, dentre outros. Por isso, aprender como criar o hábito de ler é muito importante. Ler é fundamental para melhorar sua capacidade de aprendizado, você sabia disso?

Ler pode definitivamente te fazer mais inteligente. Isso porque a leitura consegue estimular partes do cérebro relevantes para a aprendizagem. O hábito de ler trabalha diretamente a criatividade no cérebro. Sendo mais criativo, você consegue resolver problemas com mais facilidade, além de ter perspectivas diferentes sobre um determinado tema.

Para aprender como criar o hábito de ler você precisa primeiro aprender a criar um hábito. Primeiro você vai ter que começar, parece simples, mas, o início é sempre mais complicado. Comece com algo simples e que tenha afinidade: isso ajuda a despertar o interesse pela leitura. E, aos poucos, vá  ampliando o volume de leitura, criando uma constância. Todo hábito depende de continuidade, mesmo que seja um pouco todos os dias, em um horário que seja mais fácil ou oportuno. Só assim se cria o hábito de ler ou qualquer outro.

Pegue algo que te interesse

Todo mundo tem algum tema que lhe chame a atenção. Algum assunto  sobre o qual você se motiva a falar horas e horas,  sem perceber. Por isso, uma dica essencial de  como criar o hábito de ler é começar pelo o que te interessa. Isso é fundamental para começar a dar os primeiros passos na leitura.

Entenda que existem milhões e milhões de livros no mundo. Eles são divididos em muitas categorias diferentes. Além, de abordarem diversos assuntos distintos para cada tipo de público específico. Por isso, é muito fácil hoje em dia encontrar livros com temas que sejam do seu interesse.

Se você não conseguir numa livraria, você pode tentar comprar pela internet, até mesmo ler um livro digital ou E-book. Existem dois formatos principais de livros disponíveis no mercado. Os físicos e os digitais, ambos oferecem uma experiência diferente de leitura. Então, procure o que mais se adequa ao seu estilo de vida. Faça uma experiência com cada formato e avalie o que mais se identifica.

Comece agora mesmo

Um dos aspectos bases para aprender como criar o hábito de ler é começar agora mesmo. Isso é importante para evitar problemas de procrastinação entre outros empecilhos, que podem impedir ou postergar o ato de criar esse hábito tão importante.

Por isso tenha em mente de começar agora mesmo. Pegue o livro que tiver e comece mesmo que poucas páginas. O ideal é que comece com 3 páginas por dia e na 2ª semana aumente para 5, de forma gradativa, até conseguir ler um livro inteiro e o entenda completamente.

Tenha regularidade

O mais importante de aprender como criar o hábito de ler é ter regularidade. Por isso, é interessante que mantenha o foco ao menos por 2 livros seguidos. Geralmente esse é o numero para fazer você começar de vez a leitura. Uma boa recomendação é se dedicar à leitura todos os dias: você pode estabelecer um mínimo diário, como 2 páginas por dia, por exemplo.

Se você ler ao menos 2 páginas por dia, são 60 páginas em 1 mês, em 1 ano serão 720 páginas: cerca de 8 livros aproximadamente. Para quem não tem o hábito de ler é uma verdadeira vitória. Por isso, tenha regularidade mesmo que faça de pouco a pouco. O ritmo não é importante e sim a direção.

CONHEÇA O CURSO ONLINE

clique aqui

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....
WhatsApp chat