COMO ESTUDAR FILOSOFIA

 

Ainda que você tenha facilidade com a área de humanas ou de exatas, você certamente conhece a importância da filosofia para o questionamento da racionalidade humana. Se você vai fazer uma prova que envolve essa disciplina em breve, saber como estudar filosofia pode ser de grande ajuda.

Saber filosofia é basicamente entender de interpretação de textos e, se isso é uma dificuldade para você, certamente a própria filosofia pode te ajudar nisso, pois suas teorias expandem a mente e permitem que novos conhecimentos e pautas façam parte da nossa rotina cerebral.

Entender como estudar filosofia depende, primeiramente, de compreender que você não está lidando com uma disciplina simples. Essa matéria não propõe oferecer respostas prontas e lógicas, mas estimular a humanidade a refletir acerca delas e propor mudanças na forma coletiva de pensar da sociedade.

Acredite que é possível compreender sem sofrimento o que cada fase da sociedade pensava acerca da mente humana de acordo com seu momento histórico e das leis e regras que estavam em voga na época e confie que aprender isso só te trará benefícios!

Passo a passo de como estudar filosofia

– Comece escolhendo um ambiente da casa ou espaço que estiver para estudar. Procure um local que seja confortável, mas não aconchegante demais a ponto de te dar sono e você se distrair do foco principal, que é aprender.

– Não se deixe tomar pelo pessimismo e acredite que você será capaz de entender muito mais do que imagina sobre a disciplina. Abra a mente e tente se imaginar nos cenários descritos, tentando pensar no que os pensadores e sociedades da época estavam ponderando para concluir tais pontos.

– Procure resumos de livros importantes e, antes de lê-los efetivamente, foque-se em pegar a questão central de cada um. Assim, quando você for ler o conteúdo todo, já vai ter uma base do que será dito e de qual é o ponto principal daquele período ou filósofo.

– Saiba que muitas vezes um filósofo entrará em contradição com a ideia de outro. Por isso, é importante se esforçar ao máximo para não se deixar confundir pelos nomes e momentos históricos. Faça anotações e mantenha seu estudo o mais simples possível para o caso de precisar reler algo.

– A filosofia busca por uma resposta absoluta para toda e qualquer questão. Se ela de fato existir, ninguém a encontrou até hoje. Por isso, não leia os textos propondo para si mesmo encontrar completo sentido no que está lá. Comece a fazer seus próprios questionamentos e aplicá-los na sua vida!

– Saiba a hora de parar. Se sua mente estiver inquieta e cansada, de nada adianta forçá-la a absorver conteúdo. Tire um tempo para descansar ou até mesmo vá dormir e deixe a matéria para outro dia. Se cuidar é a parte mais importante do processo!

Seguindo essas diretrizes você dificilmente se sentirá confuso na hora de estudar filosofia. Com o tempo e com a prática esse processo se tornará ainda mais fácil e rápido, então não desanime! Aprender como estudar filosofia é um caminho lento!

Filosofia em exames de grande porte

Vestibulares e provas como o Enem também abordam o tema da filosofia. No passado, a resposta poderia ser encontrada geralmente no próprio enunciado, mas isso está se tornando cada vez mais raro. Ainda assim, torna-se cada vez mais importante desenvolver a capacidade de interpretação de textos.

As perguntas que estão sendo mais abordadas são as que relacionam organização social com formas de governo, possivelmente buscando criar um link entre o momento político brasileiro e a maneira com que a sociedade tem lidado com ele. Por isso, é importante estar antenado às notícias!

Autores clássicos como Platão e Aristóteles também possuem grandes chances de cair, bem como Hobbes, Maquiavel e Jean-Paul Sartre. Foque-se em aprender o principal sobre cada um desses autores e em entender como a participação do homem em sociedade influenciava-os.

Entender como estudar filosofia, como dito, é um processo lento e que não acontece do dia para a noite. Inspire-se pelos grandes pensadores da nossa humanidade e dê o melhor de si para estimular sua mente a se tornar crítica e questionadora e não aceitar nada que seja pronto e confortável!

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....