Como o TDAH afeta adultos

Entenda como o TDAH afeta adultos

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio neurobiológico muito comum. Cerca de 3 a 6% das pessoas do mundo inteiro possuem esse mal. Por isso, entender como o TDAH afeta adultos é fundamental para poder contornar o problema e ter uma vida de qualidade principalmente, pelo distúrbio não ter cura.

É fundamental aprender como ele se manifesta e conhecer algumas dicas de como aliviar os sintomas para ter um melhor padrão de vida. É comum pessoas terem TDAH desde crianças. Porém são poucas que conseguem ter um diagnóstico preciso e ter consciência real do problema.

Muitos jovens e adultos sofrem com problemas de interação e até mesmo conexão entre família e amigos. Isso torna a vida mais difícil e acaba por provocar outros problemas como ansiedade e depressão. Aprender como o TDAH afeta adultos pode ajudar a identificar esse problema e superar as dificuldades.

O que é o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

O TDAH é um transtorno diagnosticado com frequência atualmente. Pode ser caracterizado como um comportamento em que crianças, jovens e adultos tem falta de atenção e possuem hiperatividade. É um distúrbio crônico que além desses sintomas torna a pessoa muito impulsiva.

Com isso provoca diversos problemas em todas as fases da vida. Principalmente nas crianças, porém, muitos adultos possuem esse problema e não entendem o que está de fato ocorrendo. Muitos acabam convivendo com essa dificuldade por toda a vida sem nunca serem diagnosticados corretamente. Aprender como o TDAH afeta adultos é importante para mudar esse quadro.

Embora seja um problema, até certo ponto, comum a ciência atual ainda não tem a resposta para suas possíveis causas. Porém, o que já se sabe é que algumas situações podem contribuir para a pessoa ter esse problema durante a infância. Existem consequências de situações quando adulto que podem estar ligados ao surgimento desse mal na criança.

Entre os principais estão:

  • Hereditariedade, pode ser passado de pai para filho, ou entre parentes
  • Desenvolvimento imperfeito do sistema nervoso
  • Exposição a alguns componentes químicos (tintas, elementos tóxicos)
  • Parto prematuro

Principais sintomas de TDAH

Existem alguns sintomas que são mais comuns como, por exemplo, dificuldade em ter atenção nas conversas. Por isso, adultos que não têm muitas relações a longo prazo podem ter o distúrbio e nem se dar conta disso. Entender como o TDAH afeta adultos e os sintomas facilita reconhecer e criar maneiras de mudar isso.

Além desse, outros sintomas comuns para verificar se você ou alguém próximo possa ter TDAH. Muitas vezes, alguns comportamentos comuns podem ser manifestação do distúrbio, Veja aqui:

  • Não conseguir ter conversas longas sem perder a atenção
  • Relacionamentos instáveis
  • Ter dificuldades de terminar tarefas ou projetos
  • Repetir erros simples e cotidianos
  • Dificuldade constante de se concentrar no que já está fazendo

Como o TDAH afeta adultos no trabalho

Geralmente na fase adulta é o momento em que as pessoas mais trabalham. O auge das carreiras e funções acontece após o amadurecimento que acontece na maioria das vezes entre 21 anos. Conhecer os fundamentos de como o TDAH afeta adultos no trabalho é importante para entender a diferença de desempenho e auxiliar essas pessoas.

Pessoas com o transtorno geralmente não conseguem ter muito foco em uma atividade por longos períodos. Por isso, pode acontecer de ter baixos rendimentos no trabalho. Além disso, o distúrbio pode atrapalhar as conexões com os colegas, dificultando a comunicação. Que é essencial em qualquer atividade de trabalho de equipe.

Dessa forma, é muito comum pessoas com TDAH procurarem trabalhos mais individuais que evitam contato frequente com pessoas, mesmo sem terem a mínima ideia de que possuem esse problema. De fato, é muito fácil procrastinar em atividades importantes para o desenvolvimento do trabalho quando se é portador de TDAH.

Algumas dicas para melhorar o desempenho no trabalho

Agora que você aprendeu como o TDAH afeta adultos no trabalho. É interessante ter alguns métodos para evitar a procrastinação e desenvolver mais foco nas atividades.

Aqui estão algumas dicas boas para melhorar o desempenho durante o trabalho se você tiver o transtorno ou conhecer alguém próximo:

  • Fracione grandes tarefas em atividades menores. Com isso é mais difícil perder o foco já que diferente da dar atenção por longos períodos em grandes tarefas. Assim, sem grandes problemas, será possível executar uma pequena parte de cada vez.
  • Tenha pausas curtas entre as atividades. Procure sempre ter pausas e momentos para relaxar. Com o tempo você vai conseguir ter mais atenção quando estiver executando suas tarefas. Vale lembrar que essas pausas devem que ser curtas, de 5 a 10 minutos no máximo.
  • Planeje suas atividades. Ter um planejamento é importante para sempre estar focado nas tarefas que são mais importantes. Com isso, além de executar todo trabalho importante ao final do dia você terá uma sensação de prazer por ter feito o que deveria.
  • Converse com os seus colegas de trabalho sobre o transtorno. Deixar claro é interessante para que tenha ajuda de outras pessoas. Peça para alguém que, sempre que verificar algum sintoma sendo manifestado, te dê um toque sobre isso. Com tempo você terá cada vez menos chance de perder atenção.

 

Como o TDAH afeta adultos nas relações de família e amigos

O sintoma mais comum de falta de atenção pode ser interpretado pelas pessoas como falta de interesse na relação. Além disso, criar conexões nos relacionamentos é mais complicado quando as pessoas não conseguem controlar a impulsividade. Pode acontecer de pessoas com TDAH se sentirem rejeitados.

Entender como o TDAH afeta adultos nos relacionamentos é bom para contornar esses problemas. Principalmente porque todo ser humano precisa de ter boas relações para se desenvolver melhor. Inteligência social é um dos aspectos importantes para a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Por isso, entender como o TDAH prejudica adultos é bom para mudar o rumo das suas conversas. É comum, por exemplo, pessoas que apresentam o distúrbio não conseguirem ter muita paciência. Principalmente em situações mais ríspidas em que perder a razão é mais fácil.

Dicas para melhorar os relacionamentos

Algumas dicas são fundamentais para qualquer pessoa ter relacionamentos melhores e mais conexões na vida. Porém para adultos com TDAH e fundamental ter sempre uma estratégia para se sentir melhor e conseguir mais qualidade de vida:

  • Quando estiver em uma conversa tente fazer perguntas abertas. Isso faz com que tenha mais atenção das pessoas e demonstre estar atento ao que está sendo dito.
  • Procure interagir também com gestos e procurar entender o que as outras pessoas estão dizendo. É um exercício que será difícil no começo, porém com o tempo e prática terão ótimos resultados.
  • Explique o transtorno para as outras pessoas. Com isso você evita ser comparado com pessoas que não estão interessadas nos assuntos das conversas. Além disso, terá mais ajuda de todos para conseguir melhorar suas relações. Sempre que sentir que não está prestando atenção, seja sincero com as pessoas e peça para que elas possam lhe explicar o que está sendo discutido.
  • Procure estar no momento presente. É outro exercício muito importante para desenvolver atenção plena. Você pode procurar fazer meditação para desenvolver melhor essa habilidade. Colocamos no final deste texto links de um Podcast de meditação.
  • Uma dica importante é evitar usar o celular durante as suas conversas. Isso é algo muito relevante e ajuda muito na melhora da sua comunicação.

Complicações principais de pessoas com TDAH

Existem algumas complicações que são interessantes ter conhecimento para aprender como o TDAH afeta adultos. Em muitos casos pessoas desenvolvem problemas graves como depressão e ansiedade. Também podem desenvolver uma baixa autoestima e serem sempre ansiosas.

É importante entender que o distúrbio não possui cura. Seu diagnóstico pode ajudar a superar as limitações que o transtorno impõe na vida dessas pessoas. Pessoas que possuem TDAH são mais propensas a ter problemas com álcool e drogas em excesso, prejudicando a qualidade de vida de uma forma bem grave.

Além disso, por ter mais dificuldade em aprender, acabam por não terem bons desempenhos em atividades normais. Achando que são inferiores às outras pessoas e tendo menos chance de terem sucesso em suas vidas profissionais. Por isso, tenha certeza que conhecer a doença e praticar algumas atividades ajuda muito a superar essas limitações.

Algumas dicas para melhorar a vida de adultos com TDAH

Para pessoas que têm dificuldade de atenção e são impulsivas. É importante ter hobbies e atividades que gostem. Práticas esportivas ou exercícios físicos rotineiros são fundamentais. Pessoas que praticam exercícios físicos têm menos chance de manifestar os sintomas com maior intensidade.

A prática de meditação ajuda muito como exercício de atenção. Ter boas práticas matinais é outro exemplo de atividades que melhoram a qualidade de vida. Pessoas que têm o transtorno podem sim ter uma vida melhor. Mostrando como o TDAH afeta adultos e aprendendo a superar o distúrbio.

 

 

Conheça o Curso/Processo: VENCENDO O TDAH – Estratégias para uma vida melhor

https://www.isec.psc.br/vencendo-o-tdah/

 

MEDITAÇÃO ONLINE POSCAST

DEEZER

https://www.deezer.com/br/show/746042

SPOTFY

ITUNES

https://podcasts.apple.com/br/podcast/medita%C3%A7%C3%A3o-online/id1492338464

CASTBOX.FM

https://castbox.fm/app/castbox/player/id2512482

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....
WhatsApp chat