AUTOESTIMA: COMO RECUPERAR

A autoestima é considerada como uma das variáveis mais importantes para o bem-estar psicológico e para uma boa saúde mental. Assim, é extremamente importante saber melhorar essa condição em uma pessoa, para que assim esta seja ajudada e consiga viver bem.

Normalmente, a autoestima, ou o que se sente em relação a si mesmo, é apenas uma parte da psique. Em alguns casos em que o indivíduo possui a autoestima elevada, pode ser bastante complicado quando este se depara com um amigo ou um familiar com este problema e, apesar de não ser possível fazer com que esses indivíduos se sintam melhores em relação a si mesmos, é possível proporcionar apoio e formas exemplos de autoestima positiva.

Desta forma, é fundamental refletir sobre como está à vida do indivíduo com autoestima baixa, procurando ter atitudes que sejam benéficas para ele, além de se ter uma postura diante das situações. Além disso, é importante oferecer para eles a opção de um tratamento adequado, para que assim seja possível recuperar o ânimo de volta.

Dicas de como recuperar a autoestima de uma pessoa

Em várias situações da vida é normal que as pessoas sofram com problemas que afetem psicologicamente e deixam consequências significativas. Entretanto, algumas dessas graves consequências afetam a forma de pensar, viver e também de ver a si mesmas, por isso, é muito importante conhecer algumas dicas.

  • É muito importante ser um bom amigo com aqueles que estão com a autoestima baixa. Ao fazer isso, você pode funcionar como se fosse um terapeuta, ouvindo atentamente a pessoa, conversando e aconselhando-a. Em alguns casos, pode ser complicado manter uma amizade com alguém emocionalmente instável, mas é importante lembrar de que este é um momento temporário, e que a pessoa necessita de ajudar para melhorar. Por isso, procure se esforçar para passar um tempo junto do seu amigo e tome a iniciativa de ouvi-lo. Mostrar que está interessado e que se importa com o que ele fala, pode ajudar muito a elevar a autoestima.
  • Procure evitar tentar controlar os pensamentos da pessoa com autoestima baixa. Ao invés disso, apoie-a da maneira que é e tente incentivá-la a adotar cuidados mentais mais saudáveis. Quando se critica, a negatividade da pessoa pode aumentar e ela pode não responder positivamente. Dessa forma, ofereça diversas opções de conversas que sejam mais positivas e produtivas.
  • Realizem trabalhos voluntários juntos. As pessoas que sofrem de baixa autoestima geralmente não terão o sentimento de decepção em relação a si própria quando estiverem fazendo algum tipo de trabalho voluntário para ajudar outras pessoas.
  • Caso o indivíduo queira conversar sobre os sentimentos ou sobre o porquê do surgimento da baixa autoestima ouça. Essa é a melhor maneira de ajudá-lo. Ouvindo o que ele tem a dizer enquanto tenta pensar em uma maneira de resolver o que o incomoda.
COMO AJUDAR MAIS AINDA

Normalmente, é muito comum que alguém, ao identificar a parte principal do problema nessa área. Perceba que os sentimentos negativos que possui vêm de fontes externas. Dessa forma, ofereça o seu ombro amigo.

  • Sempre procure dedicar um tempo para ficar ao lado do amigo com autoestima baixa. Só o fato de estar por perto já irá ajudar na falta de confiança. Além disso, aproveite as oportunidades para mostrar e se tornar em modelo positivo de autoestima.
  • Um dos pontos mais importante é que você intervenha antes que o problema se agrave. Por isso, procure estar ciente de que a autoestima pode diminuir ainda mais. Ela não melhora com o passar do tempo. Caso não seja tratada.
  • Se caso você ache que alguém precisa de ajuda, converse com o indivíduo o mais cedo possível. Afinal, as pessoas com a autoestima baixa têm maior probabilidade de tolerarem relacionamentos abusivos. Elas podem se tornar abusivas ou agressivas. E até mesmo desistirem de sonhos e objetivos por terem medo de falhar. Também é possível negligenciarem a higiene pessoal e terem comportamento autodestrutivo.

Portanto, é muito importante saber como recuperar a autoestima de uma pessoa. Este é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode sentir. Dessa forma, ofereça incentivo e apoio. Mas, esteja ciente que não há como elevar a autoestima se a pessoa não tomar a iniciativa de ser ajudado.

Saiba mais neste site:

http://www.isec.psc.br

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....