ENTENDER O PRÓXIMO É IMPORTANTE

Para nos tornarmos seres humanos completos, é essencial praticar o exercício de entender o próximo. Cada pessoa tem suas próprias características, e aceitá-las é um ato de respeito.

O julgamento é algo que nos é imposto desde a infância. Os próprios pais acabam incentivando os filhos a julgarem seus colegas desde a creche, estimulando o egoísmo com pequenas atitudes.

Ao longo do tempo, conforme vamos crescendo, essa mania de julgar os outros sem motivo vai crescendo, muitas vezes se tornando tão grave que acaba gerando atos de ódio contra as pessoas.

Entender o próximo é importante não só para o seu desenvolvimento pessoal, mas, também, para que o outro possa evoluir, por meio da aceitação da sociedade.

Como entender o próximo

O exercício de entender o próximo não é uma tarefa fácil. Nós estamos acostumados aos nossos gostos, ideias, pensamentos e atitudes, logo, quando vemos alguém completamente diferente, é normal nos assustarmos, em um primeiro momento.

Contudo, continuar a acreditar que uma pessoa está errada, simplesmente, por não seguir o mesmo estilo de vida que você, é um grande erro. Para te ajudar a entender o próximo de maneira mais prática, algumas atitudes são essenciais.

  • Escute mais: Deixe de falar o quanto o outro está errado ou equivocado e comece a escutar o que ele tem a dizer. O exercício da escuta irá te colocar a par do porque aquela pessoa é daquele jeito.
  • Se coloque no lugar do outro: Saia um pouco do seu comodismo e experimente se colocar no lugar do outro. Se imagine vivendo a vida daquela pessoa, no ambiente em que ela vive.

 

Esse passo te ajudará a compreender melhor porque das escolhas e atitudes do outro indivíduo. Além disso, isso irá ampliar os seus horizontes como ser humano.

  • Busque conhecimento: Se você ficou curioso sobre o outro, busque saber mais sobre ele. Seja perguntando diretamente para o indivíduo, ou, pesquisando na internet. O importante é buscar o máximo de conhecimento possível.
  • Deixe os preconceitos de lado: Infelizmente, vivemos em uma sociedade repleta de preconceitos e estereótipos. Para entender o próximo é preciso deixar isso de lado e encarar o outro de mente aberta.

 

Essa é uma atitude que deve ser praticada diariamente. Se prender a regras sem sentido não só afeta o seu convívio com outras pessoas, como, também, seu próprio desenvolvimento pessoal.

Além dessas dicas, uma muito importante é entrar em contato com pessoas com culturas, gostos, ideias e opiniões diferentes. Isso irá te ajudar não só a entender o próximo, como, também, ampliar o seu conhecimento sobre o mundo.

A empatia é uma dádiva

A empatia é a capacidade de você se colocar no lugar do outro, sentindo o que ele sente, e, compreendo o porquê do indivíduo é da daquela maneira. Essa habilidade é uma verdadeira dádiva,

a hipnose poe ajudar a entender o próximo

A partir do momento que você consegue entender o próximo ao ponto de sentir o que ele sente, sem nunca ter vivido o que aquela pessoa viveu, a sua plenitude como ser humano é muito maior.

Precisamos entender que a humanidade é feita de bilhões de pessoas totalmente diferentes das outras. Mesmo irmãos gêmeos não são exatamente iguais, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Cada pessoa possui suas características próprias que a fazem única.

Além disso, cada pessoa tem a sua trajetória no mundo, com suas dificuldades obstáculos e desafios. E cada uma toma atitudes que acha mais plausível para vencer esses empecilhos e continuar a viver.

Ter a empatia de se colocar no lugar do outro é algo que demonstra um total desapego às normas impostas pela sociedade, pois, você deixa de lado quem você é, para saber quem o outro é.

Entender o próximo é um ato de amor

Se colocar no lugar do outro, mais do que simplesmente um exercício de evolução pessoal é um ato de amor para com o próximo. A partir do momento que você se dispõe a compreender aquele indivíduo, você deixa de se preocupar apenas consigo mesmo.

Entender o próximo é um ato de amor porque você demonstra se preocupar tanto com a outra pessoa que deseja compreendê-la. Contudo, isso não deve ser um exercício apenas para quem tem um relacionamento. Busque entender o próximo sem olhar a quem.

 

Veja alguns cursos que podem lhe ajudar no desenvolvimento humanos nesses sites:

 

http://www.isec.psc.br

http://www.manualdoexito.com.br

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....