Estratégias para viver com o TDAH, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Saiba agora Estratégias para viver com o TDAH, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

 

A TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta principalmente crianças em fase do desenvolvimento escolar. Isso porque é nesta fase que a atenção, concentração, memória, organização, controle inibitório e capacidade de planejamento são mais exigidos da criança. Por isso, é muito importante criar estratégias para viver com o TDAH

Entretanto, muitos casos não são diagnosticados e diversos adultos convivem com o TDAH. Ter estratégias para viver com o TDAH é fundamental para ter mais qualidade de vida.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Porém, antes é interessante ter algumas informações sobre os tratamentos e estratégias para conviver com TDAH. Primeiro é importante que possua um diagnóstico correto.

Isso é muito relevante porque afeta a forma como vai ser tratado o transtorno. Vale lembrar que existem outros transtornos que tem sintomas e comportamentos semelhantes ao TDAH.

As estratégias para viver com o TDAH são muito interessantes para quem possui o problema. Porém é comum confundir os sintomas com outros tipos de problema como discalculia. Que afeta a interpretação e capacidade de resolver cálculos, Assim como dislexia, que é o problema de não conseguir identificar letras e palavras.

Os principais sintomas de TDAH

Se você possui forte suspeita que seu filho ou você mesmo pode ter esse transtorno, uma das maneiras é identificar comportamentos. Esses comportamentos são sintomas muito comuns em pessoas com TDAH. os principais são hiperatividade excessiva, mental ou física. Além de dificuldade de concentração.

Se você identificar alguns destes sintomas. Especialmente se houver uma forte repetição dos comportamentos. Neste caso, o melhor a se fazer é procurar um diagnóstico correto com uma equipe multiprofissional composta pelo médico Neurologista, psicólogo ou neuropsicólogo e psicopedagogo.

 

Os profissionais procuram identificar comportamentos frequentes como:

  • Impulsividade
  • Falta de atenção
  • Dificuldade de planejar e executar tarefas simples
  • Problemas com aprendizado
  • Inquietude

Algumas estratégias para viver com o TDAH

Algumas estratégias para viver com o TDAH podem ser boas não somente para combater os sintomas do Transtorno. Como melhorar totalmente sua vida, criando um ambiente propício. Vale lembrar que o TDAH não possui cura por isso algumas maneiras de lidar com os sintomas de estresse são:

 

  • Faça exercícios físicos. Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de aliviar os sintomas de estresse e melhorar o humor. Além disso é possível sentir melhora na questão da atenção e hiperatividade. Você pode praticar atividades simples como caminhadas ou outros esportes que goste.

  • Beba água. Beber água é um dos hábitos mais importantes para a saúde completa do corpo. Entre os benefícios estão a melhora da circulação e alívio de estresse. Com seu corpo hidratado é possível sentir melhorias no humor por exemplo.

 

  • Se alimente melhor. Ter uma alimentação balanceada é importante para equilibrar o seu corpo e ter mais energia. Além disso, é mais fácil seu corpo e sua mente funcionar quando todo sistema está bem nutrido. Por isso, vale a pena apostar na alimentação para criar uma melhora na qualidade de vida.

 

  • Pratique meditação. A prática de meditação é uma das estratégias para viver com o TDAH que mais funcionam, pois possibilita mais tranquilidade e consciência, desenvolvendo atenção e mais percepção do que acontece, sendo um caminho interessante para enfrentar o TDAH.

Além de lidar com os problemas de estresse, existem outras maneiras de conseguir melhorar a qualidade de vida e lidar com sintomas de desorganização por exemplo.

São estratégias para viver com o TDAH que te ajudam a parar de procrastinar e ter mais foco, são elas:

 

  • Tenha listas de tarefas do que não fazer. O primeiro aspecto que é muito importante para lidar com a desorganização e procrastinação é ter uma lista de tarefa do que não fazer. Isso é importante para evitar entrar em tarefas ou atividades que te levam para longe do objetivo.

 

  • Tenha uma lista de tarefas do que fazer. É importante criar listas de tarefas que você precisa realizar que possa melhorar a sua organização. É interessante ter uma lista simples, com objetivos que possam ser cumpridos.

 

  • Tenha um diário de pensamentos. Ter um diário de pensamentos é uma das estratégias para viver com o TDAH. Isso por conta do número alto de pensamentos que os indivíduos tem que conviver. A hiperatividade afeta também a parte mental, por isso organizar esse pensamento é um ponto chave.

 

  • Organize seu dia um dia antes. É interessante se organizar no dia anterior. Sabendo exatamente o que precisa ser feito, você melhora a eficiência do seu tempo. De quebra consegue ter mais organização.

Outro sintoma comum é a falta de atenção a conversas ou mesmo matérias na escola em pessoas com TDAH. Por isso, algumas dicas podem salvar a sua atenção e melhorar a questão de ter mais foco nas interações.

DICAS IMPORTANTES

 

  • Converse com as pessoas sobre TDAH. Ter uma conversa aberta sobre o problema é com certeza uma das estratégias para viver com o TDAH. A maioria das pessoas não sabe o que é o transtorno e como ele afeta os indivíduos. Explicar comportamentos e sintomas ajuda muito!

 

  • Peça que te toque no ombro sempre que alguém perceber que você perdeu o foco. Uma maneira interessante de identificar a falta de atenção é solicitar que te toquem no ombro quando identificarem que não está prestando atenção.

 

  • Procure temas que sejam em comum a todos. Geralmente nas interações é comum perder o foco principalmente em temas que não sejam interessantes. Por isso, tente alinhar assuntos e temas que te possibilitem participar da conversa.

 

  • Participe das conversas. É uma ótima dica que consiga participar da conversa ativamente. Sempre tente fazer perguntas e participar do tema para não perder o foco. É importante o indivíduo tentar interagir mais. O desenvolvimento pode ser lento, mas é importante que tente!

 

Um outro sintoma que geralmente tem grande impacto na vida de pessoas com TDAH é se atrasar ou mesmo faltar compromissos, além de não administrar corretamente o tempo.

Algumas estratégias para viver com o TDAH  para melhorar esses aspectos são:

 

  • Use o relógio. Aprender a usar o tempo é muito importante para indivíduos com TDAH. Por isso ter um relógio é a melhor maneira de conseguir criar uma rotina produtiva. Tenha horários para algumas atividades principais do dia como: almoço, pausa da tarde e dormir ajuda muito.

 

  • Use alarmes. Usar alarmes pode ajudar a ter mais controle. Colocar alarmes para começar atividades importantes é interessante. Os alarmes conseguem chamar atenção e precisam ser visualizados.

 

  • Diga não com mais frequência. Um dos problemas mais comuns é ter diversas tarefas que não são interessantes. Até mesmo algumas para ajudar outras pessoas. O problema é quando elas começam a atrapalhar a sua vida. Por isso diga mais não para tarefas dos outros, ou que não são importantes.

 

  • Tenha prioridades de tarefas. Ter prioridades é muito interessante para conseguir ter mais equilíbrio. As prioridades te darão um caminho para começar as tarefas e não se perder. Sendo uma das melhores estratégias para viver com o TDAH.

 

Conheça o Curso/Processo: VENCENDO O TDAH – Estratégias para uma vida melhor

https://www.isec.psc.br/vencendo-o-tdah/

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....
WhatsApp chat