A importância da atividade física para quem tem TDAH, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

A importância da atividade física para quem tem TDAH, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Aprenda qual é a importância da atividade física para quem tem TDAH, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

A importância da atividade física para quem tem TDAH é crucial. Realizar exercícios regularmente pode ajudar em outras áreas da sua vida, fornecendo resposta, não somente para o transtorno, como também para outros problemas como o combate a algumas doenças.

O TDAH é um problema que afeta muitas de pessoas no mundo. Por isso cresce cada vez mais o número de diagnóstico do transtorno, pois atualmente as pessoas têm mais informações e podem conviver com os sintomas. Aprendendo a gerenciá-los.

 

A importância da atividade física para quem tem TDAH pode ser sentida nos principais sintomas, pois ajuda a controlar por exemplo a falta de concentração, a impulsividade e a hiperatividade, mostrando um caminho melhor para ter mais controle sobre o distúrbio.

TDAH como afeta as pessoas

Vale lembrar que você pode iniciar as atividades físicas em diversas modalidades. Sempre escolhendo algo que te motive a continuar. Este primeiro passo é muito importante, progredindo pouco a pouco para ter mais saúde e mais qualidade de vida.

Crianças são as que mais sofrem com o TDAH. Atualmente no mundo existem de 3 a 6% com o transtorno. O pior é que muitas não são diagnosticadas e acabam por viver uma vida com os sintomas sem nunca entender o porquê. Com isso levam vidas mais difíceis e estão propensas a desenvolver outros tipos de problema.

 

A importância da atividade física para quem tem TDAH na infância é muito interessante. Quando mais cedo for identificado o problema, (a partir dos 6 anos de idade) melhores as chances de controlar a situação. Por isso é interessante entender os sintomas principais que afetam os indivíduos.

Principais sintomas do TDAH

 

O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresenta alguns sintomas que prejudicam muito a vida dos indivíduos. Entre os principais que atrapalham a socialização e o aprendizado é a falta de atenção. Para crianças e adultos com TDAH é mais difícil ter foco em uma única direção por muito tempo.

Como melhorar o sintoma de déficit de atenção com exercícios

 

A importância da atividade física para quem tem TDAH para controlar a concentração é fundamental. Existem atividades que são mais focadas para melhorar esse tipo de problema: yoga, meditação e a corrida são ótimas aliadas para criar mais foco durante outras atividades.

 

A Yoga é uma atividade que traz consciência corporal e melhora a concentração. Existem hoje diversos aplicativos que trazem exercícios de todos os níveis.

 

Melhores exercícios para ter mais atenção

 

Você pode começar com uma simples caminhada. É interessante começar sem ouvir nenhum tipo de música. Procure aproveitar mais o momento em que está vivendo. Entender o ambiente que está passando e sentir o seu corpo e músculos funcionando. Com tempo você será capaz de melhorar a sua saúde e ir mais longe.

 

Porém, é importante que não tenha pressa. Você pode começar com caminhadas de 20 minutos. Conforme for evoluindo, ir aumentando a distância e a intensidade das caminhadas, progredindo até começar a correr.

 

A natação também é um esporte que auxilia muito a pessoa a se concentrar na atividade que está realizando, aumentando seu poder de atenção e foco. É uma atividade que aumenta a capacidade cardiopulmonar e auxilia na respiração, aumentando o controle sobre si mesmo.

 

A meditação é uma outra estratégia, pois você pode começar com poucos minutos. Existem diversos tipos de meditação: a principal para melhorar sua vida é a da atenção plena, conhecida como mindfulness. Ela consegue te dar mais presença em todos os momentos da sua vida. Com isso você desfruta o único momento em que vive: o presente.

 

As pessoas com TDAH apresentam dificuldades de se focarem no momento presente e estão sempre pensando em situações passadas ou futuras. A meditação propicia mais controle da sua atenção e evitando o prejuízo causado por esses problemas. Existe ainda meditação guiada que podem te ajudar a iniciar. Alguns áudios e vídeos estão disponibilizados no aplicativo de celular da Casa dos 7 Saberes.

 

A importância da atividade física para quem tem TDAH para controlar a impulsividade é fundamental. Você deve fazer exercícios que te fazem gastar mais energia. Corridas, lutas ou aeróbicos são boas maneiras de conseguir ter mais qualidade de vida impedindo o excesso dos impulsos.

 

Você será capaz de ter uma vida melhor e se sentir no controle da situação. Ao invés de apenas seguir os impulsos provocados pelo TDAH. Atividades físicas regulares  que te façam suar como os aeróbicos são boas para despender mais essa energia de forma positiva.

Existem uma gama de exercícios direcionados para esse problema. Alguns deles são fundamentais para melhorar a vida e são muito simples de começar. Separamos uma lista com os melhores para conseguir desenvolver o mais rápido possível. Sem necessidade de muitos equipamentos:

  • Pular corda
  • Jump
  • Dançar
  • Pedalar

 

Esses são alguns exemplos simples de atividades que não exigem um ótimo condicionamento físico te trazem muitos benefícios. Principalmente para controlar mais a impulsividade. A importância da atividade física para quem tem TDAH para ter essa segurança é fundamental.

Como melhora do sintoma da hiperatividade com exercícios

 

A hiperatividade é muito comum em pessoas com TDAH. Essa falta de quietude pode ser sentida fisicamente e mentalmente. É comum indivíduos com o distúrbio perderem o interesse rapidamente nas atividades que fazem. Com isso acabam por nunca desenvolver de fato uma habilidade pulando de galho em galho.

Isso prejudica muito no desenvolvimento no caso das crianças. Adultos também podem estar sempre entediados no trabalho por exemplo. É comum essas pessoas mudarem de curso ou de faculdade o tempo todo. Sem ao menos finalizar algum para entender se realmente era aquilo que queria.

Melhores exercícios para ser menos hiperativo

Para ser menos hiperativo fisicamente você deve gastar a energia o máximo que puder. Por isso algumas dicas são muito boas. Além disso, vale lembrar que existe a parte mental do TDAH que traz muitas dificuldades tanto quanto a física. É importante fazer atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas ou ciclismo.

 

Porém para melhorar de fato da hiperatividade é interessante atividades que estimulem a conclusão de ciclos. Você pode começar a fazer atividades que envolvam início, meio e fim. Jogos de tabuleiros te trazem mais noção de começo, meio e fim. Podem te ajudar também na concentração e são ótimos para desenvolver a parte cognitiva.

Os exercícios são ótimas maneiras para controlar, porém sem atividades que te façam completar esses ciclos. Fica difícil criar uma musculatura para ter essa melhoria na sua vida. Por isso é importante que faça essas atividades. Você pode começar com pequenos ciclos e ir aumentando com o tempo.

 

A importância da atividade física para quem tem TDAH é muito grande. Porém, o tratamento para ter mais controle passa por desenvolver maneiras de lidar com os sintomas. Por isso a leitura é uma das melhores maneiras de ter mais controle destes sintomas.

 

Você pode começar com pequenas leituras e ir aumentando. O importante é criar uma rotina que te possibilita evoluir e ter mais consciência. Para começar tente algo que se interesse e livros mais curtos. Comemore a cada capítulo vencido e crie uma rotina de leitura.

Algumas dicas para ter mais controle do TDAH:

  • Converse com pessoas mais próximas e os seus familiares sobre o TDAH. A informação é a melhor maneira de aprender a lidar com o problema.

 

  • Comece devagar e não tenha pressa. A paciência é fundamental para ter melhorias no tratamento e antes no processo de diagnóstico.

 

  • Sempre procure escrever suas melhorias. Com o tempo você verá que todas as dicas que seguir te farão evoluir e conviver melhor com o problema.

 

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