O QUE É A HIPNOSE ?

O que é a hipnose ? O termo Hipnose vem da palavra grega “Hipnos” – Deus grego do Sono. Na história da hipnose, quando o James Braid batizou o termo “Hipnose”, o conhecimento que se tinha era uma espécie de sono que podia ser induzido. Hoje se sabe que a hipnose é um estado alterado de consciência.

A Enciclopédia de Programação Neurolinguística diz que a , “Hipnose é a arte e ciência de usar padrões verbais e não-verbais de comunicação para ajudar um indivíduo a entrar em estados de Consciência Alterada”.

Isso é gerado por uma modificação gradual da atenção, gerado por fatores externos ou que foram direcionados pelo hipnólogo durante a sessão.

Outras informações sobre o que é a hipnose

O estado alterado de consciência, gerado pela hipnose, é conhecido como transe.

Sendo assim, para saber o que é a hipnose é importante saber que se trata de um conjunto de técnicas que permite que entremos nesse estado de transe.

Mas podemos estar em transe constantemente, ou seja, quando estamos completamente apaixonados por alguém, concentrado em uma música ou até mesmo dirigindo de forma concentra. Assim, pode ser um pensamento que nem percebemos e ficamos focado naquilo.

Assim, no estado de transe e a ajuda de um hipnoterapeuta, é possível manter-se nele por mais tempo, e realizar mudanças internas positivas, eliminar dores, relembrar informações a muito esquecidas e etc.

Porque a hipnose funciona?

Durante o transe, a região do sistema nervoso, responsáveis pelas imagens e emoções, deixa de enviar informações para o córtex, onde fica a consciência e o raciocínio. Assim, o cérebro passa a focar em algo e se desliga do resto.

O estado de transe é um estado natural, que ocorre todos os dias conosco. É algo que não precisa nem se deve temer, mas sim, apreciar e praticar.

Uso da Hipnose

A hipnose tem como finalidade a terapia. As técnicas usadas são de relaxamento, respiração, imaginação ativa e, quando necessário, regressão.

Alguns defendem que ela serve para tudo, como tratar desde fobias até outras doenças graves.

Também é possível ver o uso da hipnose em odontologia para a realização de pequenas cirurgias sem o uso da anestesia,  para aqueles pacientes que tem medo de agulhas.

Já na medicina, os pacientes que apresentam claustrofobia são orientados a buscar a hipnose, além de serem usadas no alívio de dores crônicas, dor de cabeça, dores musculares…

Outros usos da Hipnose

Além do uso terapêutico, a hipnose também é utilizada para outros fins. Como a busca por informações sobre um crime através da regressão. Acessando a informação na memória das vítimas ou testemunhas.

Hipnose e a Regressão

A regressão é um processo induzido que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pela pessoa.

O especialista acessa fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância. Também desde de o nascimento e a vida intra-uterina. Experiências ocorridas, ainda no útero materno, podem afetar o dia a dia do paciente.

Nesse caso, na hipnose, a regressão pode ser realizada para investigar traumas. Também medos repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado. Coisas que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual.

 

Veja mais em:

http://www.isec.psc.br

Curso Presencial de Hipnose Clínica Neurossensorial
http://bit.ly/neurossensorial

Para informações sobre atendimento no ISEC de Copacabana – Rio de Janeiro-RJ
http://www.isec.psc.br/contato/

#HIPNOSENEUROSSENSORIAL

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....