PRINCIPAIS TÉCNICAS DE LIDERANÇA E DE SUCESSO

Principais técnicas de liderança e de sucesso

Liderança é um tema muito abordado recentemente, por isso vamos destacar as principais técnicas de liderança e de sucesso. Principalmente por termos cada vez mais pessoas consideradas líderes em suas áreas, mesmo sem ter um cargo de liderança na hierarquia oficial. É importante destacar que liderança é uma habilidade e pode ser desenvolvida.

Existem dois tipos de liderança principais: formais e informais. Ambas são vistas como lideranças, porém podem ser ocupadas por pessoas diferentes. No caso da formal, por exemplo, geralmente é uma pessoa que ocupa uma cadeira na hierarquia de gestores da organização. Já na informal, pode ser qualquer pessoa dentro do grupo que se destaque pelas suas características e habilidades de liderança, sem oficialmente fazer parte da hierarquia.

As principais técnicas de liderança de sucesso podem ser aprendidas por qualquer pessoa. Com o tempo, ainda é possível investir em aprimorar o processo de liderança e se tornar um líder ainda mais eficaz na sua organização.

Procure sempre inovar

Inovação sempre será a chave do progresso do mundo. Por isso, uma das principais técnicas de liderança e de sucesso é a inovação, que pode ser uma maneira mais eficiente de fazer algum processo. Pode ser também uma informação nova ou mesmo tentar criar um hábito coletivo que melhore a produtividade.

Um líder de sucesso sempre está de olho em novas oportunidades de melhoria e busca criar o hábito de sempre enxergar oportunidades. A primeira grande questão é conseguir visualizar o trabalho. Pense em como poderia melhorar o ambiente, como poderia melhorar algum processo.

Estudos sobre outras empresas que fizeram mudanças de gestão, de processos de trabalho, de organização do espaço, despertam ideias de como aprimorar o seu trabalho, a organização na qual atua ou a sua equipe. Lembre-se que um líder deve estar sempre de olho nas necessidades do mercado, da organização e das pessoas do seu time. Por, isso tente sempre pensar em quais problemas são mais comuns em sua equipe e se concentre em responder com propostas de soluções eficientes.

 

Admita os seus erros

Se você verificar que uma pessoa tem um cargo de liderança, mas todos os problemas que acontecem sempre tem um culpado diferente na sua equipe, sem que ele se envolva, provavelmente essa pessoa não exerce uma verdadeira liderança sobre sua equipe. O líder é membro integrante do seu time e admitir que um erro recorrente faz parte de alguma falha enquanto líder, é uma das principais técnicas de liderança e de sucesso.

 Uma pessoa em um cargo de confiança geralmente sabe que pode estar errado em algum aspecto. Afinal, independente do cargo que possuímos dentro da empresa, continuamos a ser seres humanos que falham. A diferença entre um líder e um chefe, por exemplo, é o tempo de reação ao erro e a forma de lidar com ele.

Quando surge algum imprevisto dentro da sua organização, você procura um culpado ou solução? Um líder sempre estará mais ocupado pensando em como solucionar o problema. E, então, depois ver o que ocorreu para o erro não acontecer novamente, corrigindo-o. Já uma pessoa que não admite o erro perde muito tempo tentando achar o culpado – essa é uma atitude mais ligada ao chefe.

Saiba ouvir antes de falar

Uma das principais técnicas de liderança e de sucesso e muito importante para a vida de qualquer pessoa é saber ouvir antes de falar. Ouvir pode ser uma oportunidade única na sua vida. Isso porque quem ouve mais do que fala, geralmente tem ideias melhores. Por conseguir entender uma situação e o que o outro pensa a respeito. Investir na habilidade de ouvir ativamente melhora as relações e a percepção. Sempre é possível aprender com qualquer pessoa.

Ouvir e observar consiste em um dos caminhos mais fáceis para se tornar um líder de sucesso. Na vida ou dentro da sua organização. Por isso, sempre tente ouvir mais as pessoas. Não fique somente balançando a cabeça na frente de outra pessoa. Não fique apenas falando, pensando no que vai comer no jantar ou em outro problema. Escute verdadeiramente e avalie como o que está sendo dito pode contribuir para você ou para o outro.

Grandes líderes estão sempre tentando absorver o máximo que podem das pessoas, ouvindo  e fornecendo feedbacks que visem promover melhorias. Sem levar para lado pessoal, apenas considerando tudo como experiência para aprimoramento no futuro.

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