QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FILÓSOFOS ANTIGOS

 

Ao longo da história, existem diversos exemplos de filósofos que conseguiram transformar seu tempo e mudar as percepções do mundo perante as coisas. É de grande importância conhecermos quais foram os principais filósofos antigos e entender seu papel na história.

Mais importante do que conhecer quem eles foram, é entender em qual época estavam inseridos e quais os desafios que os levaram a criar linhas de pensamentos que puderam mudar a percepção humana perante a si mesmo e sobre todas as coisas.

Principais filósofos antigos Gregos

Os filósofos da Grécia antiga são considerados até hoje como rompedores de paradigmas, onde conseguiram expor suas ideias em uma época onde o senso comum reinava perante os outros pensamentos.

Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)

Fora um importante filósofo ateniense, autor da famosa frase “Só sei que nada sei.” e um dos principais nomes da filosofia ocidental.

Iniciou o estudo da virtude e acreditava que o ser humano tinha várias delas, tanto no âmbito filosófico quanto no intelectual, e que o melhor modo do ser humano crescer se baseia na amizade e no sentido de comunidade.

É considerado um dos principais filósofos antigos pela sua influência de ideias que posteriormente vieram a sintetizar os pensamentos de Platão, outro importante filósofo.

Sobre suas ideias filosóficas, até hoje geram um pouco de dúvida quanto à sua originalidade, pois não deixara nenhum documento escrito e, todo seu conhecimento vem de textos de Platão, contudo percebe-se ideias filosóficas importantes de Sócrates, presentes abaixo.

  • Conhecimento: O que poderia limitar sua sabedoria é apenas sua própria ignorância, era o que Sócrates dizia sobre o conhecimento, e o que apenas é visível aos olhos da razão é a verdade, que está escondida em cada um de nós.
  • O surgimento das ideias: Sócrates comparava a profissão que exercia de pensador com a que sua mãe fazia, que era uma parteira, que não era a provedora da criança, mas apenas auxiliava a mãe do parto.
  • Maiêutica: Era o processo de pensamento como um parto, primeiro correspondia às dores do parto, onde o filósofo parte do ponto em que nada sabe, se contradiz e cai em ignorância e o segundo, é o parto de ideias, que é onde as mesmas são formadas perante noções anteriores.
  • Política: Sócrates acreditava que para o posto de político ou governante, o filósofo deveria ser o candidato perfeito, pois apenas ele conseguira analisar as situações por um plano maior que um qualquer outro cidadão.

Platão (428 a 347 a.C.)

 Além de ser matemático, foi um dos maiores filósofos da história e fundador da Academia de Atenas. Suas principais referências são a Teoria das ideias, do Demiurgo e dos Princípios, que foram de grande importância para a filosofia natural ocidental.

Fora precursor das ideias de Sócrates e introduziu diversas alegorias e metáforas importantes, e que são difundidas até hoje, como a Alegoria da Caverna, Mito de Er, Metáfora do sol e a Parábola da Biga. Estas foram de grande importância para inserção no rol dos principais filósofos antigos.

Platão acusou que o Estado teria cometido enorme atrocidade na execução de Sócrates, e dizia que isso era apenas uma demonstração do sistema político defeituoso que possuíam. Julgou como uma corrupção moral, uma depravação dos direitos.

Aristóteles (428 a 347 a.C.)

 Fora outro grande pensador e considerado também um dos principais filósofos antigos. Sobre a filosofia ocidental, é considerado um dos maiores ao lado de Sócrates e Platão.

Seus pensamentos visam a busca pelos sentidos e que estes devem ser o princípio do pensamento filosófico. Também diz que quando observamos e fazemos experimentos, podemos ter maior eficiência na busca por conhecimento.

Sobre a química, Aristóteles acreditava que haviam quatro elementos fundamentais existentes: ar, água, fogo, terra e água. Esta ideia foi o princípio básico do surgimento da alquimia.

Estes filósofos através de suas observações sobre o tempo, as coisas e tudo o que pode vir a ser importante sobre o pensamento, buscaram difundir suas ideias e propagar o pensamento livre, algo que, em sua época seria muito complicado.

Assim, estes principais filósofos antigos sintetizaram o que hoje conhecemos não só por estudo de amizade e sabedoria, a tradução do termo, mas também a evolução do ser através de pensamentos, ideias e questionamentos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....