QUAL A COLABORAÇÃO DA FILOSOFIA PARA O MUNDO ATUAL?

Colaboração da filosofia para o mundo atual

A colaboração da filosofia para o mundo atual é fruto de uma série de evoluções sociais que ocorreram desde o primeiro contato humano. O modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco de questionamento da filosofia, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência.

Com o tempo, novas disciplinas baseadas na filosofia e as suas divisões sofridas começaram a surgir, como a sociologia, a psicologia e a antropologia. Novos questionamentos são feitos a fim de solucionar desigualdades e diferenças nocivas para a vivência em conjunto, necessários para propor debate.

Portanto, oferece-se o debate: como podemos mudar o que achamos que está errado na nossa sociedade sem questionar os motivos e a interferência humana das enfermidades que assolam nossa sociedade? Pois bem, esse questionar é a filosofia.

A colaboração da filosofia contemporânea

A Filosofia Contemporânea tem trazido para o mundo atual a mistura de vários momentos filosóficos vividos até então nos períodos clássico, medieval e moderno, além de renovar o que era conhecido. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, a integração é um ponto essencial para a sobrevivência.

Apesar de todos os esforços empregados no passado por filósofos famosos para que o homem questionasse a si mesmo, o mundo atual segue recheado de desigualdades, guerras e injustiças. Propõe-se que a filosofia seja capaz, ainda, de mudar essa realidade, questionando seus motivos e induzindo o pensar.

Colaboração da filosofia para o Brasil

É essencial para um dos maiores países assolados pela desigualdade que o pensamento crítico seja influenciado. A realidade brasileira se mistura e quase passa desapercebida em meio à alegria de sua cultura. Com a contribuição e colaboração da filosofia, essa realidade pode mudar a cada dia.

Direitos passaram a ser mais cobrados a cada dia, mas, para isso, é necessário também que haja a o comprometimento com os deveres. Entender quem somos como humanos foi o primeiro passo para compreender a necessidade de racionalizar e se posicionar diante da realidade:

– Após a influência da filosofia e de suas bifurcações, cultura e moral seguem a se chocar todos os dias. Isso ocorre desde o contato do homem branco com o indígena, eventualmente destruído por puro poder e choque cultural, como o ato de caminhar desnudo.

– Ainda que as diferentes vertentes da filosofia se divirjam acerca da decisão de quem é a culpa dessa necessidade de movimentar-se, doa a quem doer, todas tem algo em comum: o homem. Este, sim, deve prosseguir sendo questionado em suas ações, colaboração da filosofia diariamente para a atualidade.

– Até que ponto a individualidade é positiva para a criação de cidadãos empáticos e com valores de igualdade e partilha? Colocar indivíduos atrás de dispositivos móveis que os dão a falsa sensação de pertencimento é um ato que, certamente, deixou o homem mais egoísta e solitário.

– As diferenças na maneira de agir e pensar de cada um dão espaço para a aceitação ou rejeição das diferenças? Em uma época de poder ser anônimo em qualquer lugar comunitário online, rechaçar pessoas com o pensamento diferente do seu virou rotineiro.

Perceba que não é possível debater e responder essas perguntas sem o aval e sem a colaboração da filosofia. Portanto, enquanto existir vontade de fazer a diferença, haverá a necessidade de indagar.

Conclusões

Muitas pessoas se perguntam qual é a colaboração da filosofia para o mundo atual. A necessidade do desenvolvimento e questionamento do pensamento político, social e filosófico ainda impera, visto que há muito para o ser humano evoluir. Questões como o homem, a natureza e a sociedade entram em pauta.

Após a revolução industrial houve uma mudança na forma de pensar, colocando o ser humano em uma posição de servente tecnológico e individualista às mazelas do mundo. O mundo passou a existir por trás de nossos olhos sem que pudéssemos fazer parte, alienando alguns e alimentando o ego de outros.

As diferenças sociais se mostram claras a nós, devido ao positivismo proposto por Comte e a muitos outros fatores cuja compreensão auxiliam e muito na construção para um mundo melhor, sendo indispensável para a evolução do homem. A colaboração da filosofia é fundamental para continuarmos a crescer

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....