QUAL A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Se você já passou dias ou até meses se questionando sobre o que gostaria e possui aptidão para fazer o resto de sua vida, então você certamente não conhece a importância de fazer a orientação vocacional.

Ganhar dinheiro fazendo o que ama é um sonho universal, porém muitos indivíduos se acomodam a empregos que os mantém infelizes, seja por medo de conhecer algo novo ou por comodidade.

Já adolescentes, cercados pela pressão do vestibular e da decisão sobre qual carreira seguir, acabam muitas vezes fazendo a escolha errada, baseada apenas na questão financeira ou paternal, envolvendo-se em profissões que nada tem a ver com o que gostariam de trabalhar.

A importância de fazer a orientação vocacional

A orientação vocacional serve para indicar um caminho àqueles que estão encontrando dificuldades para definir seu futuro profissional. Através de testes específicos, entrevistas e da opinião pessoal do orientando, são analisadas as áreas de melhor atuação para cada indivíduo.

Até mesmo os aposentados podem participar de orientações vocacionais, não estando ela restrita apenas ao público jovem e vestibulando. Com números tão altos de desistência em cursos profissionalizantes e faculdades, é possível perceber a importância de fazer a orientação vocacional.

Caso você ainda esteja se perguntando se deve considerar investir em um orientador vocacional, conheça alguns outros auxílios possíveis de conseguir na sua entrevista e saiba se está na hora de agendar a sua:

– Se você está inseguro ou insatisfeito sobre sua maneira atual de obter renda ou se você gostaria de saber mais sobre suas competências e possibilidades, além de ter certeza de que está no local ideal para você;

– Se você precisa decidir se está no curso correto e que o satisfará como fonte exclusiva de renda por vários anos ou se você possui um número insatisfatório de reprovações em disciplinas;

– Se você deseja se informar melhor sobre o funcionamento do mercado de trabalho e como atuar nas áreas em que possui aptidão, conhecendo as variadas profissões disponíveis nelas;

– Se você já sabe qual área de interesse está mais presente em suas capacidades, mas ainda não definiu certamente qual carreira seguir, necessitando precisão e cuidado na sua escolha;

– Se você gostaria de progredir em sua carreira, conhecendo as oportunidades e facilidades que podem ser adquiridas sem a necessidade de transferência de curso ou de troca de emprego.

É possível observar pessoas que não conhecem a importância de fazer a orientação vocacional e já possuem curso superior, porém sem exercer a profissão em que se formaram. Isso acontece justamente pelo desconhecimento das oportunidades que essas avaliações proporcionam.

Aliando os benefícios da avaliação vocacional com a pressão de tomar uma decisão tão importante com pouca idade, é possível compreender as altas taxas de desistência e abandono de cursos e profissões.

Como funciona a orientação vocacional

A orientação vocacional costumava ser feita aplicando ao orientando uma série de perguntas objetivas, que delimitavam pontos importantes para definir a escolha da profissão e área ideal para cada indivíduo.

Hoje em dia o funcionamento é um pouco diferente e inclui análises de tempo de resposta corporal, testes de memória, exames de atenção e muitos outros fatores, o que aumenta ainda mais a importância de fazer a orientação vocacional em caso de dúvida.

Se, anteriormente, o teste menos preciso já era capaz de auxiliar milhares de pessoas a se realizarem profissionalmente, hoje em dia, com os avanços e novas técnicas, a chance de erro é extremamente baixa e improvável.

Oportunidades oferecidas pela orientação vocacional

É importante salientar que a ajuda da orientação vocacional não recai apenas sobre a escolha profissional, mas também sobre o autoconhecimento de suas capacidades e habilidades pessoais, elevando e abrindo o leque de oportunidades.

Além de encontrar e descobrir novas aptidões, ainda é possível buscar promoções e aumentos de salário conhecendo melhor a área em que já se trabalha e otimizando o seu futuro profissional.

Optar por procurar a orientação é uma decisão séria, uma vez considerada a importância de fazer a orientação vocacional caso você esteja infeliz ou indeciso sobre o seu futuro profissional. Mas apenas ela não garante sucesso na carreira. É necessário conhecer as áreas indicadas e não ter medo de arriscar.

SAIBA MAIS AQUI

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....