QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA VIDA DO ALUNO

 

É sabida a importância do professor na vida do aluno, que aliada a uma relação positiva no ambiente escolar é capaz de otimizar drasticamente a absorção do conteúdo ensinado e transformar a sala de aula em um espaço propício para se compartilhar informações e valores pessoais.

Um professor, na vida de um aluno, é mais do que apenas um meio para atingir sapiência em alguma área, mas um formador de opinião e um indivíduo capaz de construir bases sólidas nos pilares acatados pelo discente.

Política, economia e até mesmo religião se encontram em uma sala de aula rodeada de opiniões diversas e de igual importância. O termômetro para ajustar o grau de compartilhamento de informações e a maneira de fazê-lo respeitando o próximo é apenas uma das funções de um mestre para um lecionando.

Entenda a importância do professor na vida do aluno

Independentemente de se estar no ensino fundamental, médio ou superior, a importância do professor na vida do aluno, especialmente pela forte tradição que paira sobre ensino brasileiro, é colocada como essencial em uma sala de aula.

Além de possuir extenso conhecimento, ainda é dono de habilidades de oratória e eloquência, sendo capaz de transferir a seus estudantes o conhecimento adquirido em mais de décadas de estudo e dedicação em apenas um semestre.

Com a figura do mestre centrada, os alunos precisam ser capazes de desenvolver uma relação engajada e positiva dentro de sala de aula, aperfeiçoando a infiltração de conhecimento e de ideologias.

Se você ainda duvida da importância do professor na vida do aluno, confira algumas atividades “extras” que o docente efetua e que vão além de sua função inicial de repassar conhecimento:

–  Ser aplicador do conceito de justiça, tendo por obrigação a medição do conhecimento de seus lecionandos através da aplicação de testes e provas avaliativas e com mensuração imediata, tendo que selecionar e balancear o conteúdo de forma a abrigar todos os estudantes;

– Repassar habilidades de comunicação em público, diferencial no mercado de trabalho e atividade que, se não executada corretamente, pode atrapalhar e dificultar o aprendizado em sala de aula;

– Atentar-se à vida pessoal do aluno, avaliando rendimento e concentração tendo pouco ou nenhum conhecimento sobre a rotina do discente e, ainda assim, tendo que estar ciente da interferência de questões pessoais na produtividade analisada;

– Ser autor de falas que propaguem ideologias igualitárias e honestas, ainda que não concorde com elas. É de extrema importância possuir diálogo aberto com os discentes, para que aprendam a argumentar e se posicionar;

– Formar indivíduos questionadores e capazes de opinar sobre os mais variados assuntos, utilizando-se da curiosidade – estimulada em sala de aula – de conhecer e pesquisar mais sobre variadas áreas.

Convivência dentro e fora do ambiente educacional

É necessário que o professor saiba administrar conflitos e o contraste de opiniões entre si e seus alunos e entre os próprios alunos, atuando com imparcialidade e estimulando debates produtivos que não desrespeitem a ninguém.

Sendo isso feito de forma equilibrada e garantindo que todos se sintam incluídos e tenham voz, o docente passa a ganhar liberdade para entender melhor seus alunos, podendo se aproximar como mais do que apenas um lecionador, mas como um adulto capaz de ouvir e aconselhar.

Aprendizes cientes da importância do professor na vida do aluno, estando lá para ensinar – repreendendo se necessário – mas sendo fora da escola um cidadão com direitos e deveres, possuem muito mais facilidade para conciliar estudos e conflitos da adolescência e aprender com seus mestres.

A importância do diálogo

O diálogo entre o docente e o lecionando é de caráter fundamental para a construção de uma relação pacífica e produtiva entre os dois lados, considerando a importância que possuem um para o outro.

Ao passo que o professor oferece conhecimentos prévios estudados e fundamentados ao aluno, o discente é capaz de mostrar as novidades e avanços necessários para ser um professor sempre atualizado e capaz de inovar no mercado.

A construção de um diálogo consistente e passível de modificar o meio em que vivemos é parte essencial do ensinamento de um mestre a um discente, comprovando a importância do professor na vida do aluno. Lutando em conjunto, é possível conseguir maior valorização e eficiência da profissão.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....