QUAL O PAPEL DO PROFESSOR?

Se conseguimos ler, escrever textos e aplicar regras linguísticas corretamente, devemos isso a alguém que nos ensinou. É muito importante saber qual o papel do professor na formação do indivíduo.

Instruir uma pessoa sobre qualquer assunto é uma tarefa muito mais complicada do que parece. Além de perpetuar informações, o professor deve ser capaz de prender a atenção de seus estudantes e fixar todo e qualquer conteúdo em suas mentes.

Engana-se quem acredita que basta possuir apenas o conhecimento acadêmico ou prático necessário para lecionar. Habilidades de comunicação, presença pessoal e a quantidade ideal de firmeza na fala são só algumas das principais características necessárias a um mestre.

Qual o papel do professor na formação humana do indivíduo?

Os pais ou responsáveis são os primeiros encarregados a transferir valores e ideais para seus filhos. Em seguida, vem os professores. Por isso, entender qual o papel do professor no que diz respeito ao comportamento e escolhas de seus alunos é essencial. Confira:

– Interdisciplinaridade: além da área de exercício, introduzir a curiosidade em conhecer outras áreas e esferas do conhecimento é um valoroso passo para desenvolver cidadãos questionadores e completos para o mercado.

– Empatia: uma vez que os princípios de um estudante estão diretamente ligados a seu professor, designa-se a ele o papel de ensinar ideologias positivas e de empatia com o próximo.

– Independência: o educador tem por função oferecer os meios de compreender determinados aspectos da vida e precisa fazê-lo de forma que o aluno consiga se desenvolver sozinho, sem depender dele mais do que o necessário.

– Solicitude: estar disponível apenas em sala de aula para seus aprendizes não condiz com uma conduta de ensino eficiente.

Mesmo que não tenha como oferecer auxílio de forma física, questionar as necessidades dos alunos ao planejar métodos de ensino e planilhas é tópico essencial ao se questionar qual o papel do professor.

– Justiça: os métodos de avaliação conhecidos podem não serem sempre justos e eficazes. Cabe ao educador julgar de forma justa e ponderada o desempenho de seus aprendizes.

– Interesse: entrar em contato com as aspirações e sonhos de seus aprendizes aproxima-os do interesse em aprender e assimilar conceitos passados cotidianamente.

– Comunicação: ensinar a fala consistente, pautada em pesquisas confiáveis e estimular a comunicação com o público é pauta importante para o desenvolvimento cognitivo e da curiosidade do lecionando.

– Conhecimento: não menos importante, é necessário ao professor saber sobre o que ensina com propriedade. De nada adianta cumprir um papel humanitário, justo e pontual com as necessidades de sua área e não oferecer ao educando o conhecimento necessário para ser um bom profissional.

Trabalho em conjunto com a sociedade

Uma vez conhecidas as principais especificações de um orientador, é preciso unir esses preceitos com a sociedade ao questionar qual o papel do professor para o meio.

A desvalorização da profissão desestimula muitos profissionais, e, mesmo sabendo da importância desse profissional em qualquer área da sociedade, sem o devido respeito, investimento e educação, o cumprimento dos tópicos acima se torna inviável.

Os pais, as escolas e o próprio sistema devem investir na criação e educação de indivíduos capazes e autossuficientes, facilitando o processo de aprendizagem e, consequentemente, permitindo a melhor execução das funções do mestre.

Se não houver trabalho conjunto de todo o complexo educacional, de sua base à seu topo, uma educação de qualidade, acessível e passível de ser bem executada se tornará um sonho cada vez mais distante.

Diálogo, integração e currículo

Finalmente, para entender melhor qual o papel do professor, ele mesmo deve se colocar na posição de seus alunos. Através de diálogos e interlocuções, pode-se perceber quais são as demandas e dificuldades em que se deve focar, estudando, pesquisando e aplicando em sala.

É necessário se atualizar constantemente, mesmo que haja proficiência no âmbito ensinado. As evoluções sócias, tecnológicas e científicas ocorrem muito rápido e podem mudar e atualizar conceitos previamente estudados.

A união entre mestria, empatia, cultura, pesquisas, comunicação clara e eficiente e atualizações progressivas sobre a área de atuação é a chave para descobrir com eficiência qual o papel do professor, um dos mais importantes para a formação de indivíduos e de uma sociedade igualitária e cada vez mais evoluída.

 

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando....